CUT-SE realiza curso de formação sobre projetos de lei que prejudicam trabalhadores

Curso vai reunir dirigentes sindicais durante todo o dia 03; na ocasião, serão lançadas cartilhas do Sindijus e da pessoa com deficiência

Escrito por: Elisângela Valença

No próximo dia 3 de dezembro, às 8h30, a Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT-SE) vai reunir dirigentes sindicais para o curso anual de formação. “Nosso objetivo é empoderar nossos dirigentes para que possam compreender a conjuntura atual e possam intervir sobre ela”, disse Roberto Silva, diretor de Formação da CUT-SE. “Eles vão ainda atuar como multiplicadores de conhecimento junto às suas bases para fortalecer o trabalhador”, acrescentou.
Dentre os temas tratados, estão a PEC 55, conhecida como “PEC do fim do mundo” que congela investimentos e salários – inclusive o salário mínimo –, por 20 anos;  o PLC 30, que tramitou como PL 4330, que escancara a terceirização, permitindo seu uso na atividade-fim; a reforma trabalhista, que flexibiliza muitos pontos que protegem o trabalhador, como permitir o “negociado sobre o legislado”.
“Isso desequilibra a relação patrão-empregado, permitindo que o patrão queira negociar e retirar direitos garantidos pela Constituição a partir do assédio moral e ameaça de desemprego”, comentou Roberto. “Tudo isso que estamos enfrentando só mostram que este golpe na Presidência da República foi para beneficiar os poderosos a partir do ataque direto ao trabalhador”, comentou.
Programação
Na parte da manhã, haverá a palestra ‘Plano de carreira como instrumento de valorização do trabalhador”, com Vera Miranda, assessora do Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (SISEJUFE-RJ).
Às 11 horas, haverá o lançamento da cartilha sobre plano de carreira dos servidores do Poder Judiciário de Sergipe. A cartilha foi organizada pela Coordenação de Formação Sindical e Saúde dos Trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (Sindijus/SE).
A produção do material é resultado dos estudos realizados pelo Sindijus nos meses de junho e julho de 2015. Foram discutidos conceitos técnicos, estruturas de planos e as principais ferramentas de gestão de pessoas que têm sido usadas na evolução da carreira dos trabalhadores no Judiciário brasileiro e em outras categorias. Também foi analisada a Lei Complementar nº 193/2010, que atualmente regulamenta a carreira dos servidores do TJSE. Foi concluído que a citada lei não pode ser tratada como Plano de Carreira, tendo em vista que não contém os elementos suficientes para a valorização dos trabalhadores do Judiciário sergipano.
Às 11h30, acontecerá o lançamento da cartilha “Direito é bom: nós gostamos e lutamos por ele”, que faz parte da Campanha Nacional em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência.
Esta cartilha é uma produção da CUT Nacional, através da Secretaria de Políticas Sociais. A Constituição Federal de 1988 assegura às pessoas com deficiência a proteção ao trabalho, acesso à educação, saúde, assistência social e acessibilidade, mas a realidade é bem diferente. A cartilha vem esclarecer dúvidas e orientar trabalhadores e trabalhadoras sobre o assunto. A cartilha será lançada pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT-SE.
Na parte da tarde, às 13h30, acontecerá a palestra “Terceirização, privatização do serviço público, trabalho decente e flexibilização legislação trabalhista”, com Antônio Carlos da Silva Góes, ex-presidente da CUT-SE e servidor público da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).
O curso vai acontecer no auditório da CUT-SE, que fica na rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia, e começa às 8h30.
FONTE: http://cut-se.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desacato a Servidor Público é crime

SINDISERVE-CANINDÉ PROTOCOLA SOLICITAÇÃO DA EFETIVAÇÃO DO PISO NACIONAL DA ENFERMAGEM EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO

Servidores aprovam em assembleia proposta de reajuste salarial anual para o ano de 2024